quinta-feira, 16 de abril de 2009

Ele diz que não disse, mas... leis, ora, as leis..

ele diz que não disse, mas... leis, ora, as leis...
no dia 19 de março, divulguei uma nota cujo título era “o principal do meio ambiente não é o mangue, é o ser humano”. onde manchetei uma frase do presidente da comissão do meio ambiente da ordem dos advogados do brasil (oab) de são paulo, carlos sanseverino, também membro do conselho do estadual de meio ambiente (consema), publicada em "a tribuna", dia 19 de março, um jornal de santos.
e através de um amigo, volmer, o pequeno texto foi encaminhado e publicado na página http://www.vista-se.com.br/, que trata de questões sobre vegetarianismo/meio ambiente, e onde alguns leitores da página postaram alguns comentários. e o curioso, para não usar outro termo mais “carinhoso”, foi o último, supostamente do próprio carlos sanseverino [http://vista-se.com.br/site/o-homem-no-centro-do-universo], leiam, ou riam:
"Aos leitores do Vista-se, em especial para Moésio Rebouças e Volmer:

Inicialmente quero cumprimentar, com respeito, que todos merecem aqueles que têm acesso a esta leitura… Num segundo momento, lamentar os comentários maldosos, desprovidos de qualquer cautela ética, ofensivos e na letra da Lei, alguns até criminosos…

Sempre é saudável que se debata a questão ambiental sobre todos os ângulos e o respeito a opinião alheia além de ser educado permite o crescimento, mesmo por opiniões contraditórias, afinal nem todo mundo pensa igual… mas aqui o que ocorreu foi utilizar uma frase que não foi dita para se cometer um crime contra a honra deste subscritor. Esclareço para o bem da verdade que em momento algum afirmei que “o principal do meio ambiente não é o mangue, é o ser humano” como foi dito.

Na Reunião da Comissão Técnica do CONSEMA que discute o Decreto Lei que regulará o Zoneamento na Baixada Santista na presença de várias autoridades da área ambiental, o que afirmei e que está gravado e a disposição na Secretária do Meio Ambiente é que “Devemos cuidar do Meio Ambiente, da Terra, afinal mais que preservar o mangue ou qualquer espécie em extinção, temos que lembrar que o principal destinatário do meio ambiente saudável e equilibrado é o Homem que tem no planeta Terra o seu único lar”.

Afirmações tendenciosas, maldosas, inclusive criminosas serão rechaçadas na Justiça na forma da Lei. Por outro lado aqueles que tiverem interesse em acompanhar o trabalho sério da Comissão no CONSEMA e mesmo o desenvolvido pela Comissão do Meio Ambiente da OAB/SP, sintam-se desde já convidados ao debate sério, responsável, ético e educado que tenho certeza vem ao encontro da grande maioria dos leitores deste espaço."
Em resumo, faço minhas as palavras do companheiro Volmer: “Patético. Em sua tentativa de corrigir a frase "não dita" o que vi foi a mesma afirmação antropocêntrica com palavras mais toscas.”
Seguimos, sigo, com um nariz de palhaço, o dedo médio levantado e cantarolando: “eu presto atenção no que eles dizem, mas eles não dizem nada... yeah yeah uoh...”
el pececito chuva de fogo
"o principal do meio ambiente não é o mangue, é o ser humano"
a frase acima é do presidente da comissão do meio ambiente da ordem dos advogados do brasil (oab) de são paulo, carlos sanseverino, também membro do consema (conselho estadual de meio ambiente). ela foi dita no jornal "a tribuna" de santos de hoje (19), dentro do contexto das discussões sobre a expansão do porto de santos, do nefasto projeto barnabé-bagres (que será o maior complexo portuário da américa latina), e que destruirá uma imensa área de maguezal na baixada santista, entre outras coisas.
nem vou adentrar muito no assunto, não tenho estômago nem paciência para “homens médios”, mas essa passagem resume a arrogância antropocêntrica que ainda vemos na sociedade, destes que se acham “o tal” (os tais especialistas, corpo técnico), que acham que somos o centro do universo, que a natureza, a diversidade da vida é uma propriedade, um negócio, que devemos nos sobrepor a ela, que ela existe para nos servir...
em resumo, continuamos não entendendo nada de natureza, de diversidade da vida. que venha o caos! o caos da natureza, pois "dos homens", dessa sociedade civilizada marcada e remarcada pela insensibilidade, covardia e o senso comum, não dá para esperar muita coisa, não.
ah, e imaginar que este “traste” defende o meio ambiente neste conselho. fala sério! esse merece um raio no meio da cabeça.
el pececito chuva de fogo
“O homem não é superior a outros animais, não tem uma vida mais perfeita que uma ameba, por exemplo, não é mais ou menos perfeito ou real que uma pulga ou uma gota d água. Acontece que sempre se imaginou o homem como uma fina flor da criação! Uma fina flor que gosta muito de defecar e que freqüentemente tem espalhado muita merda na natureza! Pior ainda, o homem é o único animal dentre todos que está separado do que pode, o único que não efetua plenamente suas potências porque criou para si muros e barreiras através de sua rede de valores negativos e de sentidos reativos. (...) é preciso dizer que o homem impotente se revela o mais miserável e inferior dentre os seres vivos. Qualquer carrapato leva suas potências ao limite máximo. Mas é fácil constatar que o homem médio conserva sua vida nos graus mais baixos de intensidade, atrelado a valores vis que impõe a si próprio, prisioneiro de um círculo vicioso gerado pelo movimento estéril de sua impotência.”
in FUGANTI, Luiz Antônio. Saúde, Desejo e Pensamento.

Por Moésio Rebouças

Nenhum comentário:

Postar um comentário