terça-feira, 18 de maio de 2010

Quem matou Aryane?


Por Mabel Dias

No dia 15 de abril, o corpo de uma mulher foi encontrado na BR 230. Era a jovem Aryane Thais, de apenas 22 anos. No pescoço havia marcas de estrangulamento e no bolso da calça de Aryane um exame comprovando que ela estava grávida. No dia anterior, Aryane havia procurado o ex-namorado, o estudante de Direito, Luiz Paes Neto, pra comunicar que estava grávida dele. Logo após, ela aparece morta.
Hoje 22 de maio faz um mês que Aryane Thaís foi assassinada e a policia, responsável por investigar o que aconteceu com ela e encontrar quem a matou, ainda não conseguiu responder a tais questões. Até o momento, o suspeito de matar Aryane seria o ex-namorado dela, Luiz Paes, que nega ter matado a jovem. Marcas de arranhões foram encontradas no pescoço dele. Porém, nada parece comprovar que foi ele o assassino de Aryane.
O caso chegou ao Fórum Criminal e está nas mãos do promotor Alexandre Varandas, que vai pedir a exumação do corpo de Aryane, para saber se ela foi sedada antes de ser estrangulada. Bom, mas isto vai chegar ao assassino de Aryane? O promotor também disse que a polícia deve continuar as diligências para encontrar quem matou a jovem e que Luiz Paes, suspeito de matá-la, terá a prisão prorrogada até as investigações serem encerradas.
Será que este é um quebra-cabeça que não terá solução? Será que Aryane ficará, como tantas mulheres, nas estatísticas dos casos de violência contra a mulher? O fato dela estar grávida do estudante de Direito, Luis Paes Neto seria motivo para ele tê-la assassinado? E onde estão as provas deste assassinato? Será este mais um caso a ser arquivado?
É o que a policia e o Judiciário estão tentando responder. O fato é que já se passou um mês, e até agora, a resposta a este crime contra mais uma paraibana, não existe (?). A sociedade paraibana parece acordar todos os dias e buscar juntar as peças deste quebra-cabeças para poder entender o que levou o assassino de Aryane a cometer tal ato.
A morte de tantas mulheres nos faz pensar se seria crime passional o termo mais adequado para podermos designar os assassinatos contra as mulheres. Na maioria das vezes, os homens que as matam são seus maridos, namorados, pais, tios, levados por ódio e posse, elementos de uma cultura machista cruel, que coloca a mulher como propriedade do homem e como uma “coisa” ,que pode ser descartada quando atrapalha ou quando não serve mais. Estudiosas feministas apontam que estes casos, cada vez mais crescentes, são feminícidios, ou seja, homens que matam por ódio às mulheres. O pior é sabermos que quase todo dia mulheres e meninas são assassinadas, e que muitas vezes, estes crimes poderiam ter sido evitados. O caso de uma cabeleireira, em Brasília, que foi assassinada pelo seu ex-marido, mesmo após ter registrado vários boletins de ocorrências na delegacia, é ilustrativo da falta de ouvidos que a sociedade, o Judiciário e a policia continuam a dar aos gritos das mulheres.

3 comentários:

  1. É isso aí Mabel. Não podemos nos calar. Fiquemos de olhos bem abertos.

    ResponderExcluir
  2. Creio que ela se matou desde o momento que se envolveu com quem não conhecia!!! Portanto mulheres, escolham o homem pelo seu carater.

    Até breve

    ResponderExcluir
  3. Cara Mabel, nesse balaio de gente, que alguns dizem sociedade, não só morre a mulher, mas o criança, velho, cachorro, gato, jumentos, cavalos, pássaros, bois, vacas, basta só andar pelas ruas!!!

    ResponderExcluir