segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Feministas autônomas enviam carta a Ministra das Mulheres pedindo libertação das Pussy Riot


Cara Ministra Eleonora Menicucci

Nós, feministas e mulheres ativistas de diversos movimentos sociais, vimos `a presença da Ministra cientes da importância histórica com que se apresenta o episódio da condenação das três feministas russas integrantes do grupo Pussy Riot.

Entendemos que foram condenadas por terem denunciado, em sua performance política e artística, a aliança de poder entre o presidente e o patriarca da igreja ortodoxa russa, uma aliança cujo poder se reafirmou com violência na pena de dois anos em um campo de trabalho "corretivo".

Sabemos o que representam para as mulheres as alianças entre estes dois tipo de poder, o Estatal e o Religioso, particularmente para nós ativistas políticas. Não por acaso durante o processo surgiram afirmações por parte da acusação do tipo "o feminismo é um pecado mortal" e alusões ao estado de "possessão" das artistas/ativistas. A descaracterização de ato como ato político e o foco na "blasfêmia" foi o eixo mais marcante das justificações para a arbitrária condenação.

Afirmamos, senhora Ministra, que esse tipo de criminalização do agir político com argumentos religiosos não é um fato isolado dentro do contexto internacional, considerando o crescente protagonismo de todos os tipos de fundamentalismos, inclusive entre nós.

Reiteramos a nossa repulsa e nossa resistência a essas práticas.

Convocamos, por isso, a Ministra Menicucci, cuja trajetória de vida, marcada pelo totalitarismo e pela violência de Estado, a fazer gestões junto ao governo, para que o Brasil se posicione nos foruns da ONU no sentido de instar o governo russo a suspender a condenação, oferecendo `a opinião internacional um gesto de retorno ao respeito das liberdades democráticas.

Temos certeza de que a Ministra contará com o firme apoio da Senhora Presidenta Dilma Roussef, igualmente condenada por suas idéias e sua luta por igualdade e justiça.

Certas do seu comprometimento com nossas demandas

Subscrevemo-nos atenciosamente,
Carta para a Ministra Eleonora Menicucci
se apoiar mande para suas redes e encaminhe para a SPM
spmulheres@spmulheres.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário