quinta-feira, 14 de junho de 2012

Fórum de Mídias Livres acontece na Cúpula dos Povos Rio +20

Centenas de representantes das mídias livres começam a chegar ao Rio de Janeiro  para  a Cúpula dos Povos da Rio+20, evento paralelo à Conferência da ONU sobre desenvolvimento sustentável. Trabalharão para difundir a voz dos povos reunidos na Cúpula e, em vez de falar em manejo do meio ambiente pelo poder econômico, falarão em caminhos para a justiça ambiental e social. Essas mídias terão uma agenda própria dentro da Cúpula, onde se encontrarão para realizar o II Fórum Mundial de Mídias Livres, além de cobrir as atividades e os temas da Rio+20.

Feministas de todo o mundo levarão a visão das mulheres, segmento que teve sua voz excluída da História por séculos, enquanto cuidavam da produção e reprodução da vida.  Elas serão protagonistas nesta Cúpula pelo direito à informação e à liberdade de expressão, pelo conhecimento livre e por  outra comunicação que sirva às comunidades, à cultura e à diversidade. Base de todos os movimentos sociais, as mulheres tem mostrado sua força nas últimas grandes ações transformadoras da História, seja na Primavera Árabe, nas mobilizações europeias  ou nas lutas em curso nos países pobres do sul do planeta.

O feminismo sabe que o patriarcado e o machismo são sustentáculos do capitalismo, assim como a mídia oligopolizada que propagandeia os valores que perpetuam a opressão ao feminino.   As mulheres compartilham e defendem o bem comum e a liberdade de expressão para todos e todas, não apenas para as empresas que dominam o setor.  “Mulher, Mídia e Bens comuns” é o painel específico no II FMML, que agora será na Escola de Comunicação da UFRJ.  Vejam nas matérias como as mulheres bem ocupam espaços na comunicação pública.   Teremos nosso espaço  na Rádio Cúpula,  e com certeza utilizaremos o Laboratório de Comunicação Compartilhada, espaço livre para produção, edição e publicação de forma colaborativa. 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário