terça-feira, 3 de maio de 2011

Mães, filhos, a culpa

por Lívia Tiede, no Tabnarede

Conta-se na mitologia yorubá que Obaluaiê (orixá das curas) nasceu repleto de pústulas, e, por isso, sua mãe Nanã teria abandonado o recém-nascido a própria sorte numa floresta. O bebê-orixá entretanto, foi encontrado por Iemanjá, que cuidou das feridas e criou o menino, até que ele atingisse idade suficiente para seguir seus próprios desígnios.

Hoje faz uma semana que os veículos de comunicação mostraram as cenas gravadas por uma câmera de segurança em que uma mulher caminha até uma caçamba de entulho e lá deixa um embrulho. O pacote, descoberto por um catador de lixo, continha um bebê de poucos dias de vida. Essa não é a primeira história de abandono de filhos recém-nascidos realizados pelas mães, a exemplo da lenda narrada.

Compartilho outra, nem atual, nem mitológica. Numa tarde qualquer por volta do 1900, um grupo de crianças que saia do colégio nas imediações da Avenida Paulista, avistou uma caixa de papelão que se mexia. Ao aproximarem-se descobriram o frágil corpinho de um bebê. Nos autos policias que se lavraram a partir do falecimento do minúsculo ser, ficou registrado que a vítima era da cor parda. A partir desse fato, algumas pessoas apresentaram-se para testemunhar: tinham categoricamente avistado uma mulher de cor escura largar um pacote na avenida. A comoção popular chegou aos jornais, e esperava-se arduamente pela punição daquela que, tendo o privilégio de parir, não era digna o bastante para manter sua cria. Foram enviados destacamentos aos hospitais da região, e toda mulher negra ou parda que procurasse por socorro clínico devia ser avaliada, para que se houvesse a certeza de que seus problemas não eram oriundos do infortúnio que gerou a morte do rebento abandonado. Não conseguiram, alhures, encontrá-la.

Quando ouvi pela primeira vez a história de Obaluaiê, abandonado pela mãe, coberto de chagas, obviamente me compadeci do indefeso. A senhora de idade que me narrou a lenda, entretanto, emendou sem pestanejar: na minha crença não julgamos as mães que abandonam seus filhos, elas tiveram seus motivos.

Penso que há um motivo para que uma história de abandono de incapaz seja parte constituinte de um mito ligado às raízes da cultura brasileira. É assustador realmente pensar que uma mãe, ao acabar de parir, tenha abandonado o seu filho. Mas é ainda mais aterrorizante pensar nos descaminhos que a levaram a tal “opção”. Como é possível pensarmos em termos de julgamento, e ainda de prévia condenação, sem questionar o que historicamente faz com que essa mácula se repita acintosamente?

Parece que tudo que envolve a vida de um ser indefeso torna-se sagrado, e , de fato, o direito a vida deve ser assim considerado. Mas, será que nessa áurea que envolve o ser puro não deveria estar inclusa também a mãe, como parte indissociável da criação? Porque, que quando a sociedade passa a discutir a crueldade do abandono não chega a óbvia conclusão de que as políticas públicas de saúde exigem revisão urgente para que esta história não se repita? Será que é cruel também discutir o aborto frente à vida que luta numa caçamba? Parece insuportavelmente óbvio que os direitos reprodutivos da mulher perpassam diversas questões tantas vezes já abordadas, mas sempre tratadas por um raso moralismo. Entre a compaixão pelo recém-nascido abandonado e a imputação da monstruosidade à mãe, o que está mais evidente é o total desamparo de uma mulher frente a uma gravidez indesejada.

Há ainda que se considerar que um outro mito acompanha esta discussão. Aquele em que apenas a mulher é responsável pelo recém nascido. Como que para cumprir uma função “anti-machismo” e calar comentários óbvios demais, a principal matéria jornalística sobre o assunto informa: o pai da bebê, que trabalha no mesmo local que a mãe, não tinha sido encontrado pela reportagem. Mas quem realmente o procurou? Antes do abandono na caçamba, houve o abandono de uma grávida com seis filhos. Isso é menos cruel? Que régua nós, cidadãos, usamos para medir tais eventos?

Na mesma matéria sobre o caso da Praia Grande há um “entusiasmo de Salém” pela mãe ter sido encontrada. A mulher afirma que não pode criar mais um filho, porque é mãe de outros seis, e que para sustentá-los ganha salário de R$600. A reportagem alardeia que apenas três desses filhos são menores de idade, mas não nos informa sobre quantos dependem dessa parca renda.

O advogado da mãe afirma que ela está com depressão pós-parto e arrependida. Fica um certo clima de que a “depressão pós-parto” seria uma desculpa esfarrapada para um ato de crueldade premeditado. Mas que mulher no mundo escolheria ter um filho pelo prazer de abandoná-lo? É a mesma discussão de outrora: nenhuma mulher deseja abortar um filho, nem abandoná-lo. Por mais insana que ela seja, isso não é uma escolha. Entretanto, todas as mulheres são constitucionalmente obrigadas a levar adiante uma gravidez indesejada, correndo o risco inclusive de padecer de outros males, como o tormento de se ver só e sem condições de criar um bebê.

As chagas das crianças brasileiras são mais profundas que a caçamba da Praia Grande. Obaluaiê se fez homem e orixá, segundo tal cultura, e traz consolo para os pobres filhos abandonados, mostrando uma história de superação. Mas por ora, temos que superar a insistência em demonizar mulheres alijadas de autonomia sobre seu corpo e que sofrem ausência de direitos.

http://www.viomundo.com.br/voce-escreve/livia-tiede-maes-que-abandonam-os-filhos.html

Um comentário:

  1. Concordo contigo que a sociedade é cruel e precipitada em seu julgamento. O que pensar de uma pessoa que abandona o filho à própria sorte? Quem, nessa hora, pára pra pensar em depressão pós-parto, condições financeiras de sustento, apoio familiar, ou qualquer outro fator?

    É uma crueldade inerente ao ser humano, na hora do ocorrido não há outro julgamento cabível a não ser o de mãe desnaturada, monstro, desprovida de sentimentos, psicopata.

    Eu tenho consciência de que nem toda mulher está preparada pra ser mãe, seja por falta de valores, de apoio, de condições financeiras ou psicológicas. Além disso elas são muitas vezes obrigadas a carregar o fardo sozinhas, é dfícil sim, muito difícil pra muitas mulheres, mas acredito que há outros caminhos.

    O primeiro seria os FAMOSOS métodos contraceptivos, tão acessíveis hoje em dia, tão práticos, porque não usam?
    Eu poderia citar aqui diversas formas de evitar filhos, planejamento familiar, valores éticos e morais, monogamia, e nem vou ousar citar a abstinência...

    Enfim, digamos que a mulher tentou algum método e não deu certo, ou não tentou qualquer um deles, resultado, está grávida, gestante, esperando um filho, de um homem que não quer assumir, de um homem que nem a conhece, de um homem que nem ela sabe quem é. Digamos que ela já tem cinco filhos, ou seis, ou dez. Digamos que viva com trezentos reais, na casa dos pais, trabalha fora o dia todo, mora na encosta de uma barreira. Enfim, digamops que tem pouca ou nenhhuma condição sócio-econômica-financeira-psicológica de criar esse bebê, então porque não o encaminha ao conselho tutelar? Porque não o deixa no hospital e vai embora? Porque nãoentrega à irmão ou à vizinha? Porque não o entrega às freiras?

    ISSO que não entendo. Será medo de encarar a sociedade? Medo de assumir suas atitudes? Medo de ser apontada como aquela que abandonou o filho? Medo que o filho a procure quando crecer?

    Diante de TANTAS oportunidades de "se livrar" do filho indesejado porque optar pela sua morte? Pra mim quem abandona o filho numa lata de lixo está matando ele, condenando-o à morte. E tantas outras que já mataram o filho, jogaram no rio dentro de um saco plástico ou enterraram no quintal de casa? É só ligar o noticiário que vemos isso tudo.

    E porque elas não dão outro destino ao filho ao invés de um tão cruel como a morte? Só o abandono não seria suficiente?

    Por isso que julgamos, ou pelo menos eu julgo, uma pessoa dessa como monstro. Julgo de antemão, sem procurar saber de nada, pois pra mim nada justifica a morte de um ser tão indefeso e dependente. Se por acaso eu soubesse de alguma história de abandono de bebê numa maternidade, igreja, ou até na porta de um desconhecido aí sim eu ia parar pra pensar nas condiçoes da mãe.

    Bjo

    ResponderExcluir