segunda-feira, 31 de agosto de 2009

E na Paraíba, a Via Campesina e a Assembléia Popular fazem marcha em direção a João Pessoa


Sob o sol e a chuva, no dia 24/08, após cinco horas de caminhada, os 200 trabalhadores e trabalhadoras da Via Campesina e Assembleia Popular chegaram ao município de Guarabira, cidade-pólo do Brejo paraibano, percorridos mais de 15 km a partir de Alagoinha. A marcha saiu de Campina Grande, na sexta-feira (14), com destino a João Pessoa, e já percorreu oito municípios, totalizando aproximadamente 90 km já percorridos.

A "Marcha Estadual Contra a Crise: Reforma Agrária Já!", vem passando por vários municípios da Paraíba, denunciando a crise, os altos preços da energia elétrica e a situação dos/as atingidos/as pela Barragem de Acauã, além de discutir a importância da Reforma Agrária e denunciando a violência que os trabalhadores/as vêm sofrendo no estado com torturas e homicídios.
Nas cidades aonde a Marcha deve passar, grupos e comunidades esperam ansiosos, para a realização de diversas atividades, dentre elas atos públicos, palestras, assembleias populares, celebrações e festas.
Após a chegada nos alojamentos, improvisados em ginásios, escolas e sindicatos, é possível notar o cansaço e o desgaste dos/as marchantes, o que não desestimula a continuidade da Marcha, que é a mobilização da Jornada por maior tempo de duração em todo o país, de 14 de agosto a 01 de setembro.
A memória e a história de lutadores e lutadoras do povo, ao longo do caminho, são sempre lembradas, com canções e palavras de ordem, além dos banners dos mártires paraibanos, Margarida Maria Alves e João Pedro Teixeira, levados a frente da Marcha, indicando os caminhos que o Povo brasileiro deve trilhar.
A Marcha sai de Guarabira no dia 27, quando prossegue o caminho rumo a Mari, que é o percurso mais extenso da Marcha, cerca de 30 km, que será percorrido ao longo da manhã e da tarde. A luta continua, até João Pessoa ainda faltam mais de 80 km, mas com o espírito de Margarida, o povo diz: "Da luta, eu não fujo"!

Elson Matias

Nenhum comentário:

Postar um comentário