terça-feira, 1 de março de 2011

Uma em cada quatro mulheres relata maus tratos durante o parto

Uma em cada quatro mulheres que deram à luz em hospitais públicos ou privados relatou algum tipo de agressão no parto, perpretada por profissionais de saúde que deveriam acolhê-la e zelar por seu bem-estar.

Pesquisa pioneiraÉ a primeira vez uma pesquisa quantifica em escala nacional a incidência dos maus-tratos contra parturientes, a partir de entrevistas em 25 unidades da Federação e em 176 municípios. Os dados integram o estudo "Mulheres brasileiras e gênero nos espaços público e privado", realizado em agosto de 2010 pela Fundação Perseu Abramo e pelo Sesc e divulgado agora.

Agressões vão de exames dolorosos a xingamentos e gritos

Recusa em oferecer algum alívio para a dor, xingamentos, realização de exames dolorosos e contraindicados até ironias, gritos e tratamentos grosseiros com viés discriminatório quanto a classe social ou cor da pele. Estes são exemplos de tipos de maus-tratos sofridos por mulheres que dão a luz nos hospitais públicos e privados.

Viés discriminatório

O estudo constatou uma situação que Janaina Marques de Aguiar, doutora pela Faculdade de Medicina da USP, já tinha captado em estudos qualitativos. "Quanto mais jovem, mais escura, mais pobre, maior a violência no parto."

Humanização do parto e direito a acompanhante, ainda como desafiosDesde 2004, o Ministério da Saúde tem entre suas prioridades a humanização do parto. Mesmo assim, até hoje não conseguiu nem sequer universalizar o direito das parturientes a um acompanhante de sua confiança, conforme lei de 2005.

VEJA MINUTA DA PESQUISA


DISSERAM TER SOFRIDO VIOLÊNCIA NO PARTO

Na rede pública : 27%

Privada : 17%

FRASES OUVIDAS DURANTE O PARTO

23% - afirmaram ter ouvido alguma frase humilhante

15% - não chora não que ano que vem você estará aqui de novo

14% - na hora de fazer não chorou . Não chamou a mamãe, por que esta chorando agora ?

6% - se gritar eu paro o que estou fazendo e não vou te atender

5% - se gritar vai fazer mal para seu nenem . Seu nenem vai nascer surdo



Fonte: Monica Aguiar

Nenhum comentário:

Postar um comentário