quarta-feira, 29 de julho de 2009

Quando o consumismo é doença

Eles inventaram a palavra marketing. Foram os primeiros a criar cursos de publicidade e a oferecer prêmios para os maiores vendedores. Vivem no país mais consumista do mundo. E, pasmem, năo aguentam mais o assédio da propaganda. O desconforto crescente dos americanos contra a avalanche de telefonemas oferecendo produtos e serviços levou o presidente George W. Bush a declarar guerra. Depois do Afeganistăo e do Iraque, o próximo alvo da sanha bélica do presidente dos Estados Unidos é o... telemarketing.
Foi criado este mês um cadastro nacional contra ligaçơes. Pelo número 1-888-382-1222 ou pela internet ( www.donotcall.gov ) os consumidores que queiram impedir ligaçơes de operadoras de telemarketing poderăo se inscrever gratuitamente. O cadastro năo incluirá as chamadas de políticos, religiosos e organizaçơes filantrópicas. A partir do dia primeiro de outubro, as operadoras que ligarem para os consumidores inscritos no cadastro pagarăo multa no valor de onze mil dólares.
Esta nova lei é apenas um exemplo de como o estilo de vida consumista está sendo cada vez mais questionado em solo americano. No relatório "Perspectivas sobre a Criança e a Mídia", produzido pela Unesco no ano 2000, os pesquisadores advertem que as crianças săo as maiores vítimas dessa overdose de propaganda. O estudo revela que as empresas americanas destinam aproximadamente 12 bilhơes de dólares por ano com anúncios para crianças. Alguém poderá perguntar: por que gastar tudo isso com o público infantil? A resposta virá em números: atualmente as crianças americanas influenciam compras que totalizam 500 bilhơes de dólares. Indefesas diante dos inúmeros recursos utilizados pela publicidade para estimular o consumo - manipulaçăo de sons, imagens e arquétipos que agem sobre o inconsciente - as crianças padecem horrores.
Segundo os pesquisadores da UNESCO, um dos males decorrentes do consumismo infantil é a obesidade, uma doença que já é considerada problema de saúde pública nos Estados Unidos. Os comerciais de doces, biscoitos, guloseimas e redes de fast food que recorrem aos truques da animaçăo gráfica ou ao auxílio luxuoso dos super-heróis da TV - que aparecem bem na funçăo de garotos-propaganda - hipnotizam a garotada.
Um outro problema denunciado no relatório é o stress familiar. Quando quem sustenta a casa é obrigado a dizer "năo" a um apelo consumista que parte do filho, da filha, do companheiro ou companheira, o resultado costuma ser desgastante. Brigas, conflitos, disputas e eventualmente, um desejo tăo grande de ter aquilo que a propaganda exibe, que năo se medem esforços - ou escrúpulos - para alcançar o objetivo. Daí para os pequenos roubos e furtos pode ser um pulo.
A banalizaçăo do consumo remete a um questionamento sobre o papel da mídia na sociedade moderna. Nos primórdios da publicidade, os profissionais do ramo se preocupavam apenas em explicar o que era e para que servia um determinado produto. Hoje, isso mudou bastante, como explica Rolf Jensen, autor do livro, The Dream Society (A sociedade do sonho) : "Os produtos no futuro deverăo apelar para os nossos corações e năo para nossas cabeças. Quando isso acontecer, o modelo que prevalecerá năo será mais o da Sociedade da Informaçăo, mas o da Sociedade dos Sonhos".

O urso canta para Mogli: "O extraordinário é demais"

Há algo de inquietante nessa previsăo. É difícil imaginar um mundo de sonhos, num planeta onde a publicidade alcança indistintamente ricos e pobres (muito mais pobres do que ricos), que săo seduzidos pelos mesmos apelos vorazes de consumo, mas năo respondem da mesma maneira a esses apelos. Em resumo: quem tem dinheiro banca o "sonho", quem năo tem, lida com o fracasso, com a frustraçăo, e com a angústia de viver numa sociedade de consumo que privilegia năo o que se é, mas o que se tem.
Para piorar a situaçăo, mesmo quem tem cacife para bancar o "sonho", muitas vezes mergulha no pesadelo de năo conseguir preencher o vazio existencial que continua incomodando mesmo com a carteira recheada de dinheiro, cartões de crédito e talões de cheque.
A doença do consumismo tem nome e preocupa as autoridades na área de saúde do Brasil: chama-se oneomania, ou consumo compulsivo. Segundo dados do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas de Săo Paulo, três em cada dez brasileiros, a maioria mulheres, compram compulsivamente. É gente que usufrui apenas o momento da compra, mas năo o produto, que muitas vezes é deixado de lado sem utilidade alguma. A baixa estima e o sentimento de vazio săo constantes. Depois da compra vem a sensaçăo de culpa.
Em uma ótima reportagem sobre o assunto publicada no jornal "O Estado de Minas", a psiquiatra e psicoterapeuta Ana Ester Nogueira Pinto explica: "Uma pessoa normal tem o impulso mas é capaz de resistir. O compulsivo gasta sempre mais do que pode, se prejudicando financeiramente. Normalmente as dívidas dos doentes chegam a cinco ou dez vezes mais do que a renda mensal". Os consumidores compulsivos săo em sua maioria pessoas angustiadas ou ansiosas que tentam preencher os sufocar essa sensaçăo através da compulsăo. O tratamento psicológico é acompanhado do uso de antidepressivos e ansiolíticos. O gerente do Procon em Belo Horizonte, Bruno Burgarelli, denuncia na reportagem a falta de clareza nas informaçơes sobre compras parceladas e os juros das prestaçơes. " A publicidade enganosa e abusiva acaba induzindo ao erro, seja por açăo ou omissăo". Vem da terra do Tio Sam - templo sagrado do consumismo - uma bela liçăo em forma de música. Na trilha sonora do desenho animado "Mogli - o menino lobo" (Disney, 1967), o urso Baloo, responsável pela educaçăo de Mogli numa selva repleta de predadores, cantarolava a música "Bare Necessites", que trazia o seguinte refrăo traduzido assim para o português : "Necessário, somente o necessário, o extraordinário é demais". Vivemos num planeta que oferece o necessário para todos. Se ainda assim năo conseguimos ser felizes, talvez a culpa seja nossa.

André Trigueiro, jornalista, é redator e apresentador do Jornal das Dez, da Globonews, desde 1996. Na Rádio Viva Rio AM ( 1180 kwz ), Trigueiro apresenta o programa Conexăo Verde, de segunda a sexta. Nele, aborda temas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. O jornalista é pós-graduado em Meio Ambiente pela MEB COPPE/UFRJ (2001).Artigo publicado originalmente em Eco Pop

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