terça-feira, 9 de agosto de 2011

Jornalistas lançam Observatório da Mídia Paraibana na UFPB

Por Mabel Dias

João Pessoa conta a partir de hoje com um Observatório da Mídia Paraibana. O lançamento oficial aconteceu nesta segunda-feira, 08, no auditório do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
O objetivo do Observatório é analisar de maneira crítica os discursos e prática da mídia paraibana, sendo um instrumento pedagógico para a construção de uma imprensa democrática. A iniciativa em desenvolver este projeto surgiu em 2010 através de um grupo formado por jovens graduandos e graduados em jornalismo da UFPB, que fazem parte do Coletivo Comjunto. As reuniões acontecem nas noites de segunda, sempre nas dependências da universidade e são abertas a estudantes e profissionais de comunicação social e de demais áreas das ciências humanas.
O lançamento contou com as palestras dos professores do curso de comunicação social da UFPB, Cláudio Paiva e Wellington Pereira, que debateram sobre os temas “O Observatório da Imprensa e a Crítica da Mídia na Era Digital” e "Quer conhecer a mídia? Comece pelos donos", respectivamente. Também participou da mesa a jornalista e membro do Observatório, Maria Silva, que apresentou os detalhamentos teóricos e metodológicos do Observatório Paraibano.
“A Paraíba precisava deste canal para discutir a sua mídia, que passa por um processo delicado de feitura do jornalismo, que vem se tornando completamente reféns do mercado. O observatório não pode ser criado no sentido de “demonizar” esta mídia, mas sim utilizar um caráter pedagógico para refletirmos que mídia queremos”, declarou o professor e pesquisador, Wellington Pereira. Mais informações sobre o Observatório da Mídia Paraibana através do blog: http://observatoriodamidiaparaibana.blogspot.com/

Na Bahia – Nesta quinta, 11, a partir das 09h, será realizado no auditório da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (Facom/UFBA), em Ondina, o “Seminário Observatórios de Mídia e Direitos Humanos”
O evento tem como objetivo discutir metodologias de monitoramento de mídia, além de processos de mobilização e encaminhamentos legais dos dados gerados pelos observatórios de mídia de todo o país. A programação do Seminário conta com Edgard Rebouças, professor e coordenador do Observatório de Mídia Regional da Universidade Federal do Espírito Santo; Adriano Guerra, jornalista e membro da Rede ANDI Brasil; Ivan Moraes, jornalista e membro do Centro de Cultura Luiz Freire de Pernambuco; do Secretário Estadual de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Almiro Sena; o Secretário Estadual de Comunicação, Robinson Almeida; além de Giovandro Ferreira, professor e diretor da Faculdade de Comunicação; Daniella Rocha, jornalista e gestora da CIPÓ – Comunicação Interativa e Pedro Caribé, jornalista e membro do Intervozes.

Durante o Seminário será lançada a pesquisa “A Construção da violência na televisão da Bahia” em formato multimídia (CdRom) e em livro, editado pela Edufba. A pesquisa foi produzida pelo Observatório de Mídia e Direitos Humanos da Bahia, que analisou a violação de direitos humanos na mídia televisiva, tendo como objeto de estudo os programas “Se Liga Bocão” (TV Itapoan, afiliada da TV Record) e “Na Mira” (TV Aratu, afiliada do SBT).

Observatório na Bahia – Iniciado em junho de 2009, o Observatório de Mídia e Direitos Humanos na Bahia foi criado para ampliar e tornar visível a pauta dos direitos humanos no estado. O Observatório fortalece e articula a sociedade civil em torno dos direitos humanos e das políticas públicas de comunicação. Atua em duas frentes: (1) monitoramentos e análises sobre violação de direitos humanos por produtos midiáticos impressos e eletrônicos; e o encaminhamento dos dados e denúncias para movimentos sociais e órgãos competentes. (2) mobilização da sociedade civil – a partir da atuação em espaços de democracia participativa, como Conselhos de Direitos, Redes, Fóruns e Grupos de Trabalho – para incidir sobre o Poder Público na elaboração e implementação de políticas públicas de comunicação no estado.

O Observatório faz parte do Centro de Comunicação, Democracia e Cidadania (CCDC), órgão complementar da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia. O projeto é realizado através de uma parceria entre a CIPÓ – Comunicação Interativa, a Facom/UFBA e o Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social e tem a FordFundation como parceiro financiador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário